Blog

Recomendações Básicas para a Chegada do Filhote



Recomendações Básicas para a Chegada do Filhote 

 

 

Olá, eu sou Patrick Marvin, adestrador e vou te ajudar com algumas dicas muito importantes para esse momento que você tanto idealizou, a chegada do seu cão. 

Receber o filhote em seu novo lar é um dos momentos mais esperados pelos donos. É normal todos ficarem eufóricos com a chegada desse peludo. Mas tente se colocar no lugar desse bebê que até agora viveu apenas com a mães e os irmãos. Sair do “ninho” pode ser muito traumático e estressante para o filhote. Por isso é importante tentar se manter o mais calmo possível e evitar agitação para não gerar ainda mais estresse. 

 

 

Preparar a casa com antecedência: 

 

  • Defina o local onde o filhote vai ficar: Pense que aquele espaço será o “quartinho” exclusivo dele. Ali ele vai se alimentar, beber água e dormir, sem que as pessoas fiquem o incomodando (tenho certeza de que você não gosta de dormir em um lugar agitado). Ter um local exclusivo para ele também vai ajudar no adestramento sanitário. Imagine se ele fizer cocô e xixi naquele seu lindo tapete da sala (caso aconteça não brigue com ele, ele é só um bebê e é sua responsabilidade ensinar a ele tudo que você quer que ele faça); 

  • Retire objetos que possam causar acidente: Lembre-se que ele é só um filhote e como tal costuma ser curioso. Quer investigar tudo, primeiro olhando, depois cheirando e se gostar vai morder. Não deixe carregadores de celular ao alcance dele, toalhas de mesa que ele possa puxar etc.; 

  • Quando estiver solto, fora do seu “quartinho”: Sempre mantenha a supervisão. Filhotes costumam aprontar muita coisa. Já pensou se ele gostar de roer seu sofá ou sandálias? Aliás deixe-os fora do seu alcance. Ensine o que ele pode e o que não pode fazer. Se ele ficar sozinho, por conta dele mesmo, tenha certeza de que ele vai fazer cachorrice. 

 

 

As necessidades básicas dos Cães: 

 

Para ter um cão calmo e tranquilo é muito importante que você atenda algumas necessidades básicas dele. Já ouviu falar sobre isso? 

 São elas: 

 

  • Atividade Física: “Se você não der trabalho para seu cão ele vai dar trabalho para você” (Patrick Marvin). Todo cachorro precisa de atividade física: andar, correr, nadar, brincar de pegar a bolinha, cabo de guerra etc. Cachorro cansado não perde tempo roendo seu sofá, além disso faz bem para a saúde, controla o peso etc. 

  • Atividade Mental: Aqui estamos falando principalmente do adestramento. Para facilitar a sua vida, é importante que ele aprenda alguns comandos como o junto (andar ao lado sem te puxar no passeio) e o senta. São comandos muito básicos, mas ajudam demais no dia a dia. Imagine você passeando com seu cão de forma calma e tranquila, sem que ele te carregue pela rua, você encontra um amigo, pede para seu cão se sentar, e assim ele aguarda tranquilamente enquanto você conversa; 

  • Atividade Social: Essa é a famosa socialização, que consiste em você apresentar seu cão a todas as coisas com as quais ele poderá se deparar ao longo da vida. O máximo possível de pessoas, outros cães e animais em geral, lugares diversos etc. Ensiná-lo regras básicas de boa convivência, como não pular nas pessoas (ele pode machucar crianças ou idosos), aprender a se comportar quando você for com ele em um restaurante, na padaria etc. Imagine você em um restaurante e seu cão deitado debaixo da mesa tranquilo, enquanto você se alimenta. Perceba que um cão bem socializado e adestrado participa da vida social de família. Um cão mal educado, agitado, que late para tudo e todos jamais poderá ir ao shopping, por exemplo; 

  • Manejo Alimentar: Consiste não apenas em você comprar a melhor ração para seu cão, mas também em como você oferece a ração. Saiba que não é natural para nenhum bicho ter a comida disponível o dia todo no “prato”. É natural para os cães procurar sua comida (chamamos esse comportamento de forragear), correr atrás, enfim, fazer algo para se alimentar. Então uma ótima sugestão é oferecer a comida para ele durante uma sessão de treinamento, que para ele é uma ótima brincadeira. Enquanto aprende se alimenta. Isso é bom para você e para seu cão, pois estreita os laços de amizade entre vocês dois. 

 

 

Fases da vida do cachorro 

 

Assim como os humanos passam pela infância, adolescência, fase adulta e velhice, os cães também têm suas próprias fases. Conhecer essas fases e respeitá-las vai, com certeza, poupar você e seu cão de muitos problemas comportamentais no futuro que está logo ali, pois os cães amadurecem muito rápido. Enquanto os humanos demoram cerca de 20 anos para amadurecer, os cães levam apenas 1 ou 2 anos, podendo chegar a 3 em alguns casos. Abaixo segue uma tabela com valores estimados para os períodos da vida de um cão. 

 

 

 

Tabela adaptada dos períodos dos filhotes: 

Período 

Duração 

Fetal 

Até o nascimento 

Neonatal 

0 a 14 dias 

Transição 

15 a 21 dias 

Socialização 

21 a 75 dias 

Juvenil 

75 a 90 dias 

Adolescente 

Puberdade (2 a 3 anos) 

Adulto 

apartir 2 ou 3 anos 

Velhice 

A partir de 5 a 7 anos 

 

 

 

Dos 60 dias de vida aos 6 meses de idade, é o período que você mais deve investir na educação do seu filhote. Qualquer coisa aprendida nessa fase pode ficar para a vida toda, tanto as coisas boas quanto as ruins. MUITA ATENÇÃO NESSA FASE DOS 60 DIAS DE VIDA AOS 6 MESES. 

Geralmente os cães vão para seus novos lares a partir dos 60 dias de vida, coincidindo com o período considerado o mais crítico na vida de um cão, o da socialização que deve ser feita preferencialmente até os 6 meses de idade. A socialização mal feita ou a falta dela pode acarretar sérios problemas comportamentais para toda a vida do cão. Procure ajuda de um adestrador para te auxiliar, nesse que é o período mais importante na vida do seu cão. É nessa fase que ele deve conhecer o mundo, ter contato com pessoas, outros cães e animais, ambientes diversos etc. É verdade que esse período também coincide com o da vacinação, que não estará completo. Porém, existem protocolos de treinamento, que podem e devem ser implementados nessa fase, para fazer a devida socialização sem expor seu cão a riscos desnecessários. 

No mais, desejo que você e sua família sejam muito felizes com seu novo cão. Atenciosamente, 

Patrick Marvin, adestrador e especialista em comportamento canino. 

 

Contatos: 

Celular/WhatsApp: (22) 99910-5373 Instagram: adestrador.patrick.marvin Facebook: Adestrador Patrick Marvin 

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.